Viva a vida

“Saber que minha escuta ajuda a pessoa com sensação de abandono a ver que não está abandonada, saber que 10 minutinhos de conversa foram suficientes para deixar mais tranquila uma pessoa desesperada, isso é o que mais gratifica”.

Nathália Cardoso, voluntária da AVHSJ.

Desde a sua fundação, a AVHSJ tem como missão oferecer um atendimento humanizado aos portadores de HIV/Aids, nas áreas de assistência e promoção humana, bem como de prevenção em DST/HIV/Aids para a população em geral

Ser uma ONG reconhecida nacionalmente pela defesa dos direitos humanos e garantia da dignidade dos portadores de HIV/AIDS do Estado do Ceará, no que diz respeito à assistência, prevenção e promoção humana

A verdadeira essência da vida reside na frase: é preciso saber quem sou para saber onde vou. Dessa forma, nós, da AVHSJ, consideramos salutar saber quem somos para que nossas ações sejam guiadas em prol da solidariedade e da vida. Somos uma Organização não Governamental que tem como ponto de partida o apoio e o acolhimento às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS no estado do Ceará/Brasil. Contudo, nossas ações também se estendem e se ampliam para os (as) pacientes do Hospital São José. Em média 1.200 pessoas são atendidas por mês por nossa AVHSJ. Somos, portanto, um grupo abastecido com um importante combustível: o amor.

NOSSA TRAJETÓRIA

A Associação dos Voluntários do Hospital São José – AVHSJ nasceu da solidariedade. No auge da epidemia do HIV/Aids no Ceará, o Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ era a única unidade de saúde no Estado que prestava atendimento às pessoas acometidas pelo vírus, numa época em que o tratamento era praticamente inexistente. Sensibilizados com a situação daqueles pacientes, a união de forças entre o Serviço Social do Hospital e um Grupo de Voluntários, que já naquela época realizava trabalhos de atenção e acolhimento, fez surgir a nossa AVHSJ, então fundada no dia 26 de julho de 1993.

Três anos depois, em 1996, iniciavam-se os trabalhos do Grupo de Apoio Girassol, um grupo de voluntários organizados para oferecer apoio emocional aos pacientes internados com HIV/Aids no HSJ. A parceria entre a AVHSJ e o Hospital São José tem sido de trabalho conjunto e constante ao longo desses anos.

Saindo dos muros do Hospital, a AVHSJ assumiu como grande missão lutar pela garantia de direitos humanos e de dignidade desses sujeitos que cotidianamente enfrentam violações e opressões. Nossa história envolve compromisso com a cidadania, com a liberdade e com a vida. 

Inicialmente, o público atendido na entidade era formado exclusivamente por pessoas em tratamento no HSJ; no entanto, o aumento dos casos de HIV/Aids no Estado fez com que novos centros de atendimento fossem criados, e a demanda deixou de ser exclusiva do Hospital São José. Hoje a entidade atende pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids que se encontram em condições precárias de vida e que necessitam de acompanhamento socioeconômico, encaminhados de outros centros de saúde: Hospital Universitário Walter Cantídio, Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, Hospital de Maracanaú, Hospital Geral de Fortaleza, entre outros.

Atualmente, realizamos um trabalho de orientação, apoio e assistência às pessoas afetadas pelo vírus do HIV/Aids e seus familiares, através de projetos que envolvem acolhimento, promoção da adesão ao tratamento, capacitação através de cursos profissionalizantes e prevenção e informação através de palestras sobre DSTs/Aids. Todas as nossas ações se baseiam nos princípios da solidariedade, da garantia da dignidade plena, da luta pela cidadania e pelo respeito a todos os cidadãos.

A AVHSJ também faz parte da coordenação do Fórum de ONG/Aids do Ceará, atuando de forma crítica e participativa nas ações políticas em torno das questões que envolvem essa problemática social.

PRÊMIOS

Prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates (2005)
Prêmio para Brinquedoteca Raio de Sol – POMMAR/USAID – Partners
Prêmio AIDS 2009 – SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia

CERTIFICADOS

CNAS 44006.001098/2001-27 de 8 de Julho de 2002
Fichário Central de Obras Sociais do Ceará- F.C.O.S.C. 01.05.S.1442/1994, SCE-1442
CMAS 0306/01
Atestado de Funcionamento 003/2000
COMDICA 159/97
Utilidade Pública Estadual: Lei nº 12.364 de 08 de Novembro de 1994 – Publicada no Diário Oficial em 11 de Novembro de 1994