GIRASSOL MUSICAL

"A música tem o dom, tem o condão de encantar as pessoas, de suspender o cotidiano das pessoas. E eu acredito que é o que acontece aqui no Hospital quando há apresentação do Girassol Musical" (Flaubênia Girão, Assistente Social do Hospital São José).

 

O Girassol Musical é um projeto da Associação de Voluntários do Hospital São José, iniciado em 8 de março 2014, que leva música para as enfermarias do HSJ - Hospital São José de Doenças Infecciosas, a cada quinze dias nas manhãs de domingo. O intuito deste trabalho é o de minimizar os efeitos estressantes de uma internação hospitalar, levando esperança e inspirações de coragem e fé, independentemente de qualquer religião. Os voluntários realizam ensaios e estudos que envolvem musicoterapia, psicologia e medicina vibracional na escolha e execução do repertório. Mais do que canto, o Girassol Musical é um compromisso de afeto e alteridade, de solidariedade ativa com o exercício do bem, dos direitos humanos e da equidade psicossocial.

 

 

CAPACITAÇÕES

Para integrar o grupo, é preciso participar da Capacitação Anual que a AVHSJ promove para agregar novos voluntários e, também, passar por um teste de habilidade/aptidão musical, fundamental para a harmonia do grupo. Mas, deixamos claro, não se trata apenas de cantar. Estamos sempre guiados pelo exercício de voluntariado preconizado pela AVHSJ.